Falar em Design Thinking é falar sobre criatividade. Olhando assim dá até a impressão de que estamos falando sobre algum sistema, Software ou até mesmo um programa, mas não. Design Thinking é uma abordagem.
Uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva, e como já diz sua própria tradução, refere-se a um “pensamento de design”, buscando, durante o seu processo, pensamentos críticos e criativos a fim de organizar ideias e reunir o máximo de perspectivas diferentes sobre uma determinada situação.
Essa abordagem pode ser aplicada de diversas formas em todos os tipos de negócios, sendo considerada “humana” e “acolhedora”, pois o processo possibilita mesclar e mapear as experiências culturais e visões de mundo de todos que participam, dando voz e liberdade para expressarem suas ideias de acordo com suas vivências e assim, obter uma visão ampla do problema e principalmente dando solução a eles.
Como sua forma de aplicação é variada, outro modo de utilizar essa abordagem é para a criação de novos produtos e serviços. Tendo a criticidade e a criatividade como base, utilizar o Design Thinking para criar e desenvolver tem sido uma das opções mais viáveis no meio dos negócios. Por meio de reuniões, os envolvidos expressam suas opiniões e com isso contribuem positivamente nos resultados esperados.
No fundo você deve estar pensando: “mas isso vai virar uma bagunça” “não tem como dar certo”. Para isso se faz necessário seguir algumas etapas, além de compreender que cada caso é um caso, ou seja, cada empresa pode conduzir o processo da forma que achar necessário.
Antes de qualquer coisa, vale lembrar que, para implantar essa abordagem é importante que o ambiente seja extremamente confortável para todos que irão participar, até porque cá entre nós, quem é que consegue produzir ideias em ambientes com condições ruins? Sendo necessário cativar a confiança das pessoas, possibilitando total abertura e assim, o compartilhamento de ideias. Ferramentas como o Brainstorming, Mapas Mentais e Cocriação com clientes, podem ser utilizadas dentro do processo dessa abordagem. Dessa forma, podemos dizer que a cultura organizacional definirá a eficiência desse processo. Simples assim.
Mas, depois de conhecer o que é o Design Thinking e como utilizá-lo, a pergunta que não quer calar é a seguinte:
Se você chegou até aqui e ainda tem alguma dúvida sobre essa abordagem, convido você a voltar ao início e ler o texto novamente, porque provavelmente você não entendeu o seu verdadeiro objetivo.
Grandes empresas como Netflix, Havaianas e Natura utilizam essa abordagem e com ela, atingem resultados significativos. Inclusive, algumas delas até realizaram alterações em suas identidades visuais utilizando ferramentas do Design Thinking.
Sendo assim, não restam dúvidas de que aderir essa abordagem proporcionará mudanças positivas e o alto nível de inovação que sua empresa precisa. E por falar em inovação, não deixe de ler nosso post blog: “Inovações de processos”, que aborda especificamente sobre a importância do “inovar” dentro do mercado de trabalho.
A concorrência está cada vez maior.
Não perca tempo, use sua criatividade com o Design Thinking e inove!
Cadastre-se e mantenha-se atualizado (a) sobre o que está acontece no mundo digital
Obrigado por se inscrever. Em breve novidades na sua caixa de e-mail!