Layout do blog

Qual a diferença entre back end e front end?

O universo da programação e desenvolvimento é bem vasto e amplo, tendo várias especializações e até nomenclaturas que, por sua complexidade, muitas vezes passam despercebidas e até mal compreendidas. Front end e Back end não são nomenclaturas que costumam passar despercebidas, já que são funções bem estabelecidas dentro desse universo, definindo basicamente a área que o programador irá atuar durante seu projeto.


Se pensarmos na tradução, Front end significa “a parte da frente”, ou seja, aquilo que está à frente, que é visível e Back end significa “a parte de trás”, ou seja, aquilo que faz parte de toda uma organização, em outras palavras “os bastidores” da aplicação. Mas afinal, qual a diferença entre os dois?


Para isso, precisamos compreender a função que cada um exerce.


Front end

Podemos classificar essa área como toda parte visual do projeto. Muitas vezes conhecido também como a parte do cliente, pois além de envolver a interação do usuário, ela é responsável por toda parte de estrutura, design, desempenho, capacidade de respostas do site, tudo aquilo que possibilita uma boa experiência com quem utiliza o projeto.


Atualmente, as informações já estão bem atualizadas e raramente ocorrem esses tipos de confusões. Porém, há alguns anos atrás, as pessoas costumavam confundir os desenvolvedores de Front end com designers. A diferença é que os designers costumam utilizar ferramentas externas como Photoshop, e quem trabalha com Front end desenvolve utilizando somente códigos.


Inclusive, os desenvolvedores fazem o uso de algumas linguagens específicas que servem de base para essa função, como: JavaScrip, responsável por toda dinamicidade nos sites, CSS (Cascading Style Sheets), que é uma linguagem especificamente voltada para a formatação de conteúdo, muito utilizada em HTML e o   HTML propriamente dito (HyperTest Markup Language), que é comumente utilizado em documentações e páginas web com marcação de hipertexto, além da utilização de frameworks, bibliotecas, softwares que acompanham todo o processo. Funcionando, enfim, em navegadores Web, como Mozilla, Chrome e Safari.


Back end

Assim como diz a tradução, o back end envolve todos os processos internos, “os bastidores” da criação do projeto. Ao contrário do Front end que é voltado para o cliente, o Back end envolve servidor e desenvolvedor. Sendo assim, quem atua nessa área é responsável por todo o tráfego de informações que precisam ir para a parte visual de interação com o cliente, além de organizar todo banco de dados que fazem com que a página Web funcione de forma segura e acessível a quem queira utilizá-la.


Os bancos de dados são as informações contidas no sistema e é por meio dele que as aplicações se tornam dinâmicas. Por exemplo, quando realizamos uma pesquisa, o resultado é obtido por meio dos conteúdos e informações que estão localizados dentro do banco de dados do sistema.

Além das linguagens de programação já citadas, que também servem de base para o desenvolvimento de back end, utilizam-se de Python, uma linguagem de alto nível utilizado para desktop, Web, servidores e ciência de dados, PHP, uma linguagem script que especifica o desenvolvimento do site, Java, uma plataforma que engloba a programação e os softwares e Ruby, que também é utilizada em aplicações de Web.


Podemos dizer que todas as operações que realizamos, seja num dispositivo Web e até mesmo Mobile, sim, os desenvolvedores também atuam em Mobile, desde  operações como enviar mensagens, baixar algum conteúdo, editar textos, postar uma foto, todas essas funções são de responsabilidade do programador que atua com back end, que para isso, precisam desenvolver instruções, testá-las e manter todos os códigos ativos para um bom funcionamento e manuseio do cliente.


Sendo assim, agora que conhecemos a função de cada uma, qual a diferença entre elas?


Qual a diferença entre eles?

Até aqui, compreendemos que a diferença entre essas duas funções são bem definidas. Front end refere-se à parte visual e artística das aplicações de um projeto e o Back end refere-se à parte técnica, que envolve uma questão de bancos de dados e informações. Funções e habilidades bem opostas, mas que estão totalmente ligadas uma à outra.


Uma das grandes diferenças dessa área de atuação envolve também a faixa salarial dos desenvolvedores. Normalmente, programadores que atuam na área de Back end acabam sendo mais bem pagos, pois devido a toda complexidade dessa função, precisam de um conhecimento maior sobre tecnologias e linguagens. Porém, é importante entender que quanto maior for à qualificação do profissional, melhor será o salário. A média salarial de quem trabalha com Front end de nível pleno é de R$ 3.800,00 reais, enquanto a média salarial de quem atua com Back end pode chegar até R$ 5.350,00 reais por mês.


Desta forma, compreender essas duas funções são primordiais até mesmo para quem quer ingressar nesse universo. Atuar com Front end e Back end exigem habilidades diferentes, mas que ambas requerem muito estudo, criatividade e desempenho. Além de saber identificar qual o perfil profissional que mais se encaixa com cada função. 


Com tantas diferenças assim, não dá para errar não é mesmo?


paper_plane

DESEJA APRENDER COMO DIGITALIZAR

 PROCESSOS NA SUA EMPRESA?

Cadastre-se e mantenha-se atualizado (a) sobre o que está acontece no mundo digital

automatize
07 jul., 2023
Desenvolvimento personalizado de softwares e aplicativos para impulsionar a eficiência e o crescimento. Você já parou para pensar quanto tempo e esforço sua empresa gasta em tarefas manuais? E se você pudesse automatizar essas atividades e liberar sua equipe para se concentrar em tarefas estratégicas e de maior valor? A SOFTWARE START está aqui para ajudá-lo a transformar essa realidade e impulsionar o crescimento de sua empresa por meio do desenvolvimento personalizado de softwares e aplicativos.
softwares e apps
05 jul., 2023
No mundo cada vez mais conectado e digital em que vivemos, é fundamental para as empresas adaptarem-se às exigências do mercado e explorarem todas as oportunidades disponíveis para impulsionar as suas vendas. O desenvolvimento personalizado de software e aplicações móveis é uma estratégia que tem destacado e trazido resultados impressionantes para os negócios. Se estás à procura de formas inovadoras de melhorar o desempenho da tua empresa, a SOFTWARE START tem a solução perfeita para ti!
vinicolas
30 jun., 2023
Você é um produtor ou enólogo que lida com os desafios diários da gestão vitivinícola? Desde o plantio das uvas até o engarrafamento do vinho, uma infinidade de tarefas e processos precisam ser monitorados e controlados para garantir a qualidade e eficiência da produção. Mas e se houvesse uma maneira de simplificar e otimizar todo esse trabalho? 🍷 Se você está buscando uma solução prática e eficiente para gerenciar sua vinícola , nós temos a resposta: os sistemas personalizados da SOFTWARE START. 🏆
Share by: