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Quality Assurance - Invista em qualidade!

Já parou para pensar que notícias ruins se espalham com mais facilidade do que as notícias boas? Principalmente quando se refere à indicação de algum produto ou serviço. A primeira impressão normalmente é a que fica, além de pôr em jogo não somente o produto, mas também a imagem da empresa, credibilidade, oportunidades de negócio, entre outros.



Dessa forma, é sempre importante lembrar que dentro de um sistema corporativo, tanto o serviço quanto os produtos precisam estar dentro de um padrão de qualidade. Isso é essencial para que o funcionamento de qualquer empresa permaneça em plena produtividade!

A tradução do termo Quality Assurance (QA) significa “Garantia de Qualidade”, e dentro do universo tecnológico, esse termo faz referência aos profissionais, ou equipe, que tem como função garantir a qualidade no desenvolvimento de um produto (software) ou serviço.


Garantir qualidade é uma questão de necessidade.


Hoje em dia, devido ao aumento gradativo de concorrências, o mercado de trabalho não deixa nenhum erro passar despercebido, pelo contrário, as falhas são publicadas e escancaradas a custo de nada.


Dessa forma, garantir qualidade acaba sendo também uma questão de cuidado, e todo cuidado ainda é pouco!

 

O que faz um profissional de QA?

Dentro do setor de TI, em meio a outras atividades, mensurar, avaliar e controlar a qualidade do seu serviço pode parecer um pouco desafiador. Dessa forma, a equipe de QA entra com a função de estabelecer algumas estratégias que proporcionarão para o setor algumas práticas sistematizadas que servirá como um mecanismo facilitador na identificação e resolução de problemas.


O principal objetivo de uma equipe que atua nessa área é de prevenir os defeitos que estão relacionados ao processo de desenvolvimento em todas as etapas possíveis. Tais profissionais utilizam-se de diversas estratégias, como por exemplo, a realização de um mapeamento das tarefas operacionais, visando a melhoria das atividades e eliminando tarefas redundantes, que normalmente é um dos primeiros fatores que atrapalham o rendimento de qualquer equipe.


Vale lembrar que essa função deve ser exercida por profissionais que sejam adequadamente capacitados, visto que os mesmos precisam conhecer a equipe, o projeto a ser trabalhado, além de estarem sempre atualizados das novidades do mercado e da tecnologia.


Um de seus grandes aliados é o Quality Control (QC), que também é utilizado como controle de qualidade, porém se diferencia na identificação e eliminação de um problema com o produto finalizado. Ou seja, analisando o que realmente funciona ou não funciona em alguns produtos anteriores, os resultados obtidos pela equipe de QC podem servir de base para a equipe de QA, prevenindo quaisquer defeitos que estejam relacionados às avaliações anteriores.


Qual a sua importância?

Atualmente, nessa nova era mobile, com o crescimento de dispositivos móveis e diversos apps, tudo que é funcional tem se tornado prioridade para o cliente. Dessa forma, se o seu produto não entrega aquilo que o cliente precisa, de forma rápida e flexível, logo ele vai procurar na concorrência alguém que faça e supra suas necessidades. Visto isso, é nesse ponto que também entra a importância de manter a garantia de qualidade.


A probabilidade de o cliente insistir no produto ao invés de optar por outro é baixa, a menos que ele goste e já queira aquele produto em específico. Assim como dito, a primeira impressão normalmente é aquela que fica, por isso é tão importante conquistar o consumidor logo no início.


Algumas das maiores reclamações dos clientes são:

  • Conteúdo confuso;
  •  Diversas ocorrências de erros e problemas;
  •  Experiências ruins, navegação não intuitiva e funcional.


Dessa forma, dentre os diversos benefícios em ter um profissional de QA em sua equipe, as principais são:

  • Satisfação do cliente e possíveis indicações.
  • Redução de retrabalho, ou seja, voltar e fazer tudo novamente;
  • Otimização da rotina de trabalho dos profissionais de TI;
  • Boa reputação!


Sem contar na segurança que a equipe terá de apresentar produtos e serviços de alta qualidade para qualquer cliente.

 

Como iniciar com a implementação do sistema QA?

Existem alguns pontos que devem ser levados em consideração para começar a desenvolver e implantar o sistema de QA.

  • Um dos primeiros passos é manter uma boa organização e buscar o compromisso de toda equipe, principalmente da gestão, para um bom desenvolvimento e progresso do sistema;
  • Escolher um profissional capacitado para a implementação e manutenção do sistema;
  • Após a escolha do profissional, é importante que o mesmo esteja em total conexão com os outros funcionários para começar a gerar estratégias de testes em equipe;
  • Manter uma comunicação dos riscos e defeitos
  • Liberar o projeto para tomadas de decisões.

 

Desse modo, ter em sua equipe um profissional capacitado em Quality Assurence contribui positivamente para o índice de qualidade dos produtos e serviços de um Software. Visto que além de outros benefícios, o QA também proporciona segurança não somente para o gestor, mas principalmente para toda equipe de desenvolvimento de TI, gerando cada vez mais confiabilidade em suas aplicações.

Atente-se aos processos...


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