Layout do blog

Mapa de empatia - Saiba como entender o seu cliente

Você conhece o seu cliente?

Vou reformular a pergunta…

Você realmente conhece os desejos, sentimentos e gostos do seu cliente?


Muitas vezes, na correria do dia a dia, focamos em aperfeiçoar as atividades manuais e técnicas do negócio que acabamos esquecendo de investir nos nossos clientes. O que acaba sendo um grande erro, tendo em vista que os clientes são considerados uma das peças fundamentais para o bom funcionamento de toda empresa. Afinal, precisamos deles!


Existem alguns recursos que podem te auxiliar a adentrar na mente do seu público alvo, levando você, empreendedor, a compreender os desejos do seu cliente, colaborando em melhores atendimentos e vendas mais assertivas.


Se formos parar para pensar, quantas vezes você já voltou em alguma loja ou empresa simplesmente por terem te tratado bem, te fazendo se sentir confortável e até mesmo realizado?


O mapa da empatia é um recurso utilizado para desenhar o perfil do seu cliente de acordo com os sentimentos dele. É necessário conhecê-lo para abordá-lo da forma correta.


Conheça o mapa da empatia e aprenda a fazer para potencializar os negócios da sua empresa!


O que é o Mapa da empatia?

O mapa da empatia é um recurso didático utilizado pelo Design Thinking que além de possibilitar a classificação dos comportamentos de uma persona de acordo com o que ela faz, escuta, pensa sente e vê, é possível desenhar detalhadamente todo cenário, pensamentos e ações, necessidades e problemas do público alvo, tudo por meio de um diagrama.


Vale lembrar que o cliente não é uma figura única. Podem ser consumidores de serviços, usuários de aplicativos, a audiência de um programa. Enfim, qualquer pessoa que se relaciona com o que é oferecido por algum negócio.


Agora imagina você visualizando o estado emocional do outro, se colocando no lugar dele e a partir disso conseguir compreender o motivo de alguns comportamentos que muitas vezes na nossa concepção parecem ser tão banais. Esse é o objetivo, detalhar a personalidade do cliente para compreendê-lo na sua totalidade.


O mapa da empatia foi desenvolvido por Dave Gray e sua equipe na XPLANE. Ele pode ser feito em um computador, papel sulfite, lousa, em qualquer lugar. Sua estrutura é dividida em duas partes, na parte superior temos quatro perguntas relacionadas ao cliente, que mais pra frente serão detalhadas. As perguntas são:

  • O que pensa e sente?
  • O que ouve?
  • O que fala e faz?
  • O que vê?


Na parte inferior temos mais duas perguntas:

  • Quais são as dores?
  • Quais são as necessidades?


Dispostos da seguinte forma:

Tais perguntas são consideradas como ponto de partida para reproduzir de forma visual quem realmente é o seu cliente. Mas partindo disso, como devemos desenvolver esse mapa?


Como criar o mapa da empatia?

Podemos dizer que para preencher o mapa da empatia é necessário responder as perguntas. Porém, responder da forma correta.

Existem diversas formas de levantar os questionamentos, seja nas redes sociais, que atualmente é um dos instrumentos mais utilizados, por meio de questionários, entrevistas, entre outros. 


1. O que pensa e sente?

Iniciando com as perguntas superiores do mapa. Esse é um aspecto emocional da persona, é buscar entender o que ela pensa e sente diante do mundo, e procurar entender também quais são as ideias que despertam nos consumidores sobre o seu produto e serviço.

  • Quais as suas sensações e percepções?
  • Como se sente em relação ao mundo?
  • Quais são seus sonhos?


2. O que ouve?

Essa pergunta abrange não somente o sentido sonoro de músicas ou conversas, mas também sobre suas melhores influências de forma geral e quais os meios de informação mais utilizados.

  • Quais são os seus ídolos?
  • Quais os meios de comunicação preferidos?
  • Quais as marcas e ideias que mais influenciam?


3. O que fala e faz?

Para compreender essa pergunta é necessário observar o comportamento e discursos que a persona faz e pratica. Principalmente quando a mesma toma a decisão de comprar seu produto e serviço.

  • Quais seus hobbies?
  • Que tipo de mensagem transmite nas redes sociais?
  • Que tipo de linguagem usa?


4. O que vê?

Aqui, se faz necessário identificar quais os estímulos visuais da sua persona, ou seja, onde está inserida e como observa o mundo?

  • Como é o mundo em que ela vive?
  • Quem são seus amigos?
  • Quais sites, livros, revistas consome?


5. Quais são as dores?

Seguindo com as perguntas inferiores do mapa. As dores referem-se às dúvidas, obstáculos, problemas, desafios.

  • Quais são as preocupações?
  • Quais problemas quer resolver?
  • Do que tem medo?


6. Quais são as necessidades?

Essa última pergunta tem relação com o que podemos pôr em prática para surpreender o público alvo.

Essas duas perguntas que fazem parte da parte inferior do Mapa da Empatia formam um elo de causa e efeito. Afinal, ao conhecer as dores da persona, logo tem a chave para as suas necessidades.

  • Quais os passos precisa executar para resolver seus problemas?
  • O que acabaria com os seus problemas?
  • O que é sucesso para você?


Quais os benefícios em adotar o mapa da empatia para sua empresa?

Atualmente, um dos maiores desafios e dificuldades apresentadas pelas empresas são de entender e conhecer verdadeiramente a persona dos seus clientes.


A jogada psicológica e emocional conquista a atenção das pessoas, principalmente quando as mesmas sentem sinceridade e dedicação por parte do empreendedor. 


Um dos diferenciais do Mapa da Empatia é a rica necessidade de conhecer detalhes sobre o cliente. O cliente não é somente um número ou uma pessoa “a mais” na lista. Mas ele tem nome, tem endereço, possui características, medos, necessidades e desejos.


Portanto, existem diversos benefícios em adotar o Mapa da Empatia, alguns deles são:

  • Oportunidades de melhorias em produtos e serviços;
  • Lidar melhor com conflitos com clientes;
  • Melhorar a comunicação e promover conteúdos relevantes;


Mas a principal de todas é a compreensão total que se tem sobre o cliente e mais do que isso, é tornar o seu empreendimento cada vez mais humano.



É sobre promover, por meio do seu negócio, uma relação de cumplicidade entre empresa e cliente.

Empatia é um dom, e cabe a nós exercê-la da melhor forma possível!


paper_plane

DESEJA APRENDER COMO DIGITALIZAR

 PROCESSOS NA SUA EMPRESA?

Cadastre-se e mantenha-se atualizado (a) sobre o que está acontece no mundo digital

automatize
07 jul., 2023
Desenvolvimento personalizado de softwares e aplicativos para impulsionar a eficiência e o crescimento. Você já parou para pensar quanto tempo e esforço sua empresa gasta em tarefas manuais? E se você pudesse automatizar essas atividades e liberar sua equipe para se concentrar em tarefas estratégicas e de maior valor? A SOFTWARE START está aqui para ajudá-lo a transformar essa realidade e impulsionar o crescimento de sua empresa por meio do desenvolvimento personalizado de softwares e aplicativos.
softwares e apps
05 jul., 2023
No mundo cada vez mais conectado e digital em que vivemos, é fundamental para as empresas adaptarem-se às exigências do mercado e explorarem todas as oportunidades disponíveis para impulsionar as suas vendas. O desenvolvimento personalizado de software e aplicações móveis é uma estratégia que tem destacado e trazido resultados impressionantes para os negócios. Se estás à procura de formas inovadoras de melhorar o desempenho da tua empresa, a SOFTWARE START tem a solução perfeita para ti!
vinicolas
30 jun., 2023
Você é um produtor ou enólogo que lida com os desafios diários da gestão vitivinícola? Desde o plantio das uvas até o engarrafamento do vinho, uma infinidade de tarefas e processos precisam ser monitorados e controlados para garantir a qualidade e eficiência da produção. Mas e se houvesse uma maneira de simplificar e otimizar todo esse trabalho? 🍷 Se você está buscando uma solução prática e eficiente para gerenciar sua vinícola , nós temos a resposta: os sistemas personalizados da SOFTWARE START. 🏆
Share by: