Você conhece o seu cliente?
Vou reformular a pergunta…
Você realmente conhece os desejos, sentimentos e gostos do seu cliente?
Muitas vezes, na correria do dia a dia, focamos em aperfeiçoar as atividades manuais e técnicas do negócio que acabamos esquecendo de investir nos nossos clientes. O que acaba sendo um grande erro, tendo em vista que os clientes são considerados uma das peças fundamentais para o bom funcionamento de toda empresa. Afinal, precisamos deles!
Existem alguns recursos que podem te auxiliar a adentrar na mente do seu público alvo, levando você, empreendedor, a compreender os desejos do seu cliente, colaborando em melhores atendimentos e vendas mais assertivas.
Se formos parar para pensar, quantas vezes você já voltou em alguma loja ou empresa simplesmente por terem te tratado bem, te fazendo se sentir confortável e até mesmo realizado?
O mapa da empatia é um recurso utilizado para desenhar o perfil do seu cliente de acordo com os sentimentos dele. É necessário conhecê-lo para abordá-lo da forma correta.
Conheça o mapa da empatia e aprenda a fazer para potencializar os negócios da sua empresa!
O mapa da empatia é um recurso didático utilizado pelo Design Thinking que além de possibilitar a classificação dos comportamentos de uma persona de acordo com o que ela faz, escuta, pensa sente e vê, é possível desenhar detalhadamente todo cenário, pensamentos e ações, necessidades e problemas do público alvo, tudo por meio de um diagrama.
Vale lembrar que o cliente não é uma figura única. Podem ser consumidores de serviços, usuários de aplicativos, a audiência de um programa. Enfim, qualquer pessoa que se relaciona com o que é oferecido por algum negócio.
Agora imagina você visualizando o estado emocional do outro, se colocando no lugar dele e a partir disso conseguir compreender o motivo de alguns comportamentos que muitas vezes na nossa concepção parecem ser tão banais. Esse é o objetivo, detalhar a personalidade do cliente para compreendê-lo na sua totalidade.
O mapa da empatia foi desenvolvido por Dave Gray e sua equipe na XPLANE. Ele pode ser feito em um computador, papel sulfite, lousa, em qualquer lugar. Sua estrutura é dividida em duas partes, na parte superior temos quatro perguntas relacionadas ao cliente, que mais pra frente serão detalhadas. As perguntas são:
Na parte inferior temos mais duas perguntas:
Dispostos da seguinte forma:
Tais perguntas são consideradas como ponto de partida para reproduzir de forma visual quem realmente é o seu cliente. Mas partindo disso, como devemos desenvolver esse mapa?
Podemos dizer que para preencher o mapa da empatia é necessário responder as perguntas. Porém, responder da forma correta.
Existem diversas formas de levantar os questionamentos, seja nas redes sociais, que atualmente é um dos instrumentos mais utilizados, por meio de questionários, entrevistas, entre outros.
1. O que pensa e sente?
Iniciando com as perguntas superiores do mapa. Esse é um aspecto emocional da persona, é buscar entender o que ela pensa e sente diante do mundo, e procurar entender também quais são as ideias que despertam nos consumidores sobre o seu produto e serviço.
2. O que ouve?
Essa pergunta abrange não somente o sentido sonoro de músicas ou conversas, mas também sobre suas melhores influências de forma geral e quais os meios de informação mais utilizados.
3. O que fala e faz?
Para compreender essa pergunta é necessário observar o comportamento e discursos que a persona faz e pratica. Principalmente quando a mesma toma a decisão de comprar seu produto e serviço.
4. O que vê?
Aqui, se faz necessário identificar quais os estímulos visuais da sua persona, ou seja, onde está inserida e como observa o mundo?
5. Quais são as dores?
Seguindo com as perguntas inferiores do mapa. As dores referem-se às dúvidas, obstáculos, problemas, desafios.
6. Quais são as necessidades?
Essa última pergunta tem relação com o que podemos pôr em prática para surpreender o público alvo.
Essas duas perguntas que fazem parte da parte inferior do Mapa da Empatia formam um elo de causa e efeito. Afinal, ao conhecer as dores da persona, logo tem a chave para as suas necessidades.
Atualmente, um dos maiores desafios e dificuldades apresentadas pelas empresas são de entender e conhecer verdadeiramente a persona dos seus clientes.
A jogada psicológica e emocional conquista a atenção das pessoas, principalmente quando as mesmas sentem sinceridade e dedicação por parte do empreendedor.
Um dos diferenciais do Mapa da Empatia é a rica necessidade de conhecer detalhes sobre o cliente. O cliente não é somente um número ou uma pessoa “a mais” na lista. Mas ele tem nome, tem endereço, possui características, medos, necessidades e desejos.
Portanto, existem diversos benefícios em adotar o Mapa da Empatia, alguns deles são:
Mas a principal de todas é a compreensão total que se tem sobre o cliente e mais do que isso, é tornar o seu empreendimento cada vez mais humano.
É sobre promover, por meio do seu negócio, uma relação de cumplicidade entre empresa e cliente.
Empatia é um dom, e cabe a nós exercê-la da melhor forma possível!
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