Layout do blog

Retrospectiva Scrum

Quem é que gosta de ouvir ou ficar falando sobre os próprios erros? Acho que ninguém. Mas falar sobre o que sentimos, seja de experiências boas ou ruins, já nos proporciona grande alívio, como se eliminássemos 5kg das costas.

A retrospectiva Scrum tem objetivos parecidos, mas no geral, acaba promovendo mudanças nas atividades/ferramentas utilizadas no projeto, além de grandes melhorias nos relacionamentos entre  equipe.

Sendo assim, podemos dizer que a retrospectiva é, basicamente, uma conversa feita no final de uma Sprint, onde cada pessoa da equipe poderá compartilhar sobre o processo de cada projeto, apontando os erros, acertos, melhorias, dificuldades, e até mesmo desabafar sobre as experiências, as frustrações, as alegrias, entre outros pontos que podem ocorrer dentro do desenvolvimento de algum Software.

Dessa forma, podemos entender que a retrospectiva tem por objetivo trazer o máximo de transparência possível, a fim de proporcionar melhorias e uma contínua produtividade entre a equipe.

Mas antes de darmos continuidade ao tema, é importante abordarmos o que é SCRUM.

 

SCRUM? O que é?

Scrum é um conjunto de práticas da metodologia Ágil, onde o principal objetivo é aperfeiçoar o tempo da entrega do trabalho e mais do que isso, fazer a entrega de um produto e serviço de alta qualidade

Sendo assim, a metodologia utiliza ferramentas e práticas que promovem essa otimização do trabalho, como a retrospectiva por exemplo, evitando longos ciclos de desenvolvimento e proporcionando algo que acaba sendo um diferencial, que é essa abertura entre equipe, buscando melhorias que poderão beneficiar em uma entrega que condiz com as expectativas do cliente.

Dessa forma, dentro da Scrum temos também a Sprint.

 

SPRINT? O que é?

Podemos dizer que a Sprint são algumas etapas que envolve um conjunto de atividades com toda a equipe que desenvolverá um projeto de software. A Sprint é o principal conceito do Scrum, porque é nela que são discutidos os processos, avanços, melhorias, dificuldades, chegando no melhor desenvolvimento possível do produto final.

Podemos dizer que a Sprint pode ser utilizada como uma ferramenta de gestão, pois é por meio dela que tudo acontece de forma harmônica. Entenda melhor o que são as ferramentas de gestão e conheça algumas que facilitam e impulsionam a produtividade dos times de software.

Entretanto, a sprint não é somente uma reunião onde tudo é dito e feito de forma aleatória. Ela segue um padrão, que envolve um conjunto de tarefas, além de algumas orientações e requisitos básicos que são implementados pelos facilitadores, seguindo alguns aspectos como: a reunião de planejamento; execução de desenvolvimento; encontros diários; revisão e por fim a retrospectiva Scrum.

Após compreender todo o processo, vamos agora diluir o que realmente encontramos dentro dessa etapa final, que é a retrospectiva Scrum.

Retrospectiva Scrum

Como vimos, podemos dizer então que a retrospectiva é a etapa que fecha o desenvolvimento da Sprint. Portanto, é nesse momento que toda equipe poderá avaliar o seu trabalho, analisando a última Sprint e pensando em um plano de ação para a próxima.

Existem alguns temas que devem ser abordados dentro de cada reunião, não existe nenhuma ordem certa a ser seguida, mas que precisam ser mencionados para conseguir extrair bons resultados. Temas voltados especificamente para a equipe de trabalho, sobre o relacionamento entre si, o processo de trabalho e sobre as ferramentas utilizadas no dia a dia. Temas sobre o produto desenvolvido são conversados em etapas que antecedem a retrospectiva.

Existem também algumas regras básicas que colaboram para a eficiência do processo:

  1. Primeiramente é importante ter um facilitador, uma pessoa imparcial que vai ditar e direcionar os assuntos, controlando o tempo e fazendo perguntas relevantes e reflexivas.
  2. Não é recomendado fazer o uso de qualquer dispositivo eletrônico durante a reunião, para evitar distrações fazendo com que todos possam prestar o máximo de atenção possível.
  3. Não fazer anotações, somente para definir os planos de ação.
  4. Não achar culpados. O ambiente é aberto para relatar o máximo de experiências e sensações possíveis, porém é proibido apontar o dedo e tentar achar “culpados”. Somente buscar soluções.

Quanto aos métodos, podemos dizer que existem muitos a serem citados, mas que basicamente todos seguem um padrão:

  1. Decidir o assunto;
  2. Debater sobre o problema;
  3. Conversar sobre a meta;
  4. Decidir as melhores opções para consertar o problema;
  5. Finalizar com um plano de ação.

 

Sendo assim, podemos concluir dizendo que essa é uma metodologia que requer muita coragem, paciência e mais do que isso, exige transparência e ousadia.

Enfatizando a importância de compartilhar com a equipe as dificuldades que se apresentam durante o processo, para que juntos, todos possam desenvolver estratégias para solucionar os problemas. Problemas que não necessariamente vão desaparecer do dia pra noite, mas que gradualmente vão sendo melhorados.

Essa é a beleza da retrospectiva Scrum, solucionar gradualmente os problemas, com valores como coragem e respeito!


paper_plane

DESEJA APRENDER COMO DIGITALIZAR

 PROCESSOS NA SUA EMPRESA?

Cadastre-se e mantenha-se atualizado (a) sobre o que está acontece no mundo digital

automatize
07 jul., 2023
Desenvolvimento personalizado de softwares e aplicativos para impulsionar a eficiência e o crescimento. Você já parou para pensar quanto tempo e esforço sua empresa gasta em tarefas manuais? E se você pudesse automatizar essas atividades e liberar sua equipe para se concentrar em tarefas estratégicas e de maior valor? A SOFTWARE START está aqui para ajudá-lo a transformar essa realidade e impulsionar o crescimento de sua empresa por meio do desenvolvimento personalizado de softwares e aplicativos.
softwares e apps
05 jul., 2023
No mundo cada vez mais conectado e digital em que vivemos, é fundamental para as empresas adaptarem-se às exigências do mercado e explorarem todas as oportunidades disponíveis para impulsionar as suas vendas. O desenvolvimento personalizado de software e aplicações móveis é uma estratégia que tem destacado e trazido resultados impressionantes para os negócios. Se estás à procura de formas inovadoras de melhorar o desempenho da tua empresa, a SOFTWARE START tem a solução perfeita para ti!
vinicolas
30 jun., 2023
Você é um produtor ou enólogo que lida com os desafios diários da gestão vitivinícola? Desde o plantio das uvas até o engarrafamento do vinho, uma infinidade de tarefas e processos precisam ser monitorados e controlados para garantir a qualidade e eficiência da produção. Mas e se houvesse uma maneira de simplificar e otimizar todo esse trabalho? 🍷 Se você está buscando uma solução prática e eficiente para gerenciar sua vinícola , nós temos a resposta: os sistemas personalizados da SOFTWARE START. 🏆
Share by: